A empresa Furnas Centrais Elétricas S.A. foi multada em R$ 289 milhões pelo Governo de Minas pela falta de manutenção no canal de refluxo do Rio Piumhi, em Capitólio, no Sul de Minas, constatada pela equipe da Superintendência de Meio Ambiente (Supram) do Alto São Francisco na última segunda (23).
A falta de manutenção na estrutura, que tem como objetivo direcionar a água excedente do rio, trouxe transtornos aos moradores, alagando casas, ruas e o comércio local.
De acordo com funcionários da Prefeitura de Capitólio, o canal teria sido limpo pela última vez em 1986. Segundo boletim da Defesa Civil, 84 pessoas estão desalojadas e quatro desabrigadas na cidade.
O caso foi enquadrado no Art. 80 do Decreto Estadual nº 47.383/2018, que trata das infrações cometidas por empreendimento ou atividade de grande porte que cause dano ou perigo de dano à saúde pública, ao bem-estar da população ou aos recursos econômicos do Estado
Além da multa, a empresa terá que começar, de imediato, uma operação de drenagem para desassoreamento do corpo d'água no município.
Em nota, a Eletrobras Furnas disse que tomará as medidas jurídicas cabíveis quando for oficialmente notificada da multa.
*Sob supervisão de Mábila Soares