É retomado nesta quarta-feira (27) o atendimento de pacientes que passam por tratamento de quimioterapia no Hospital Governador Israel Pinheiro, vinculado ao Ipsemg, Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais. Os tratamentos já estão normalizados.
A unidade estava com falta do medicamento Bortezomibe, utilizado para tratamento de câncer hematológico, desde a última segunda-feira (25), quando teve o serviço suspenso.
Segundo o Ipsemg, a ausência do medicamento durou em torno de 24 horas, e o estoque foi restabelecido na tarde de terça-feira (26) pela empresa fornecedora do fármaco.
O Hospital das Clínicas da UFMG e a Santa Casa de BH também apresentaram falta de remédios para o tratamento contra o câncer nesta semana.
Santa Casa ainda não havia recebido e estava contando com farmácias de hospitais parceiros
De acordo com a Santa Casa, do ponto de vista do funcionamento da Oncologia, não houve grande impacto. O Hospital ainda não recebeu os medicamentos e conta com farmácias de hospitais parceiros para realizar os atendimentos.
Algumas drogas mais pontuais, como a vim-blas-tina, estão em falta no mercado, mas medicamentos similares estão sendo utilizados para não prejudicar os pacientes.
Já a UFMG explicou que, até o momento, não cancelou nenhum ciclo de tratamento por falta de medicamentos, apesar de estar vivenciando dificuldades no abastecimento de alguns insumos hospitalares, incluindo drogas quimioterápicas.
A universidade ainda afirmou que realiza parcerias com outros hospitais, que juntos formam uma rede de solidariedade com empréstimos de medicamentos.