Band Minas

Ibama apreende agrotóxicos usados ilegalmente em Minas Gerais

Os agentes fiscalizaram a aplicação de agrotóxicos pela aviação agrícola em 17 empresas

Camila Madeira

As equipes inspecionaram galpões, locais de depósito e preparo de agrotóxicos
As equipes inspecionaram galpões, locais de depósito e preparo de agrotóxicos
Reprodução

A Superintendência do Ibama em Minas Gerais realiza uma operação contra o uso irregular de agrotóxicos em propriedades rurais e sedes de empresas em cidades das regiões Norte, Noroeste e Alto Paranaíba do estado.

A operação ocorreu nas cidades de Janaúba, Jaíba, Guarda Mor, Vazante, Lagamar dos Coqueiros e Abadia dos Dourados, Varjão de Minas e Coromandel.

Os agentes fiscalizaram a aplicação de agrotóxicos pela aviação agrícola em 17 empresas. Uma delas foi suspensa e 12 notificações foram expedidas para apurar a regularidade das atividades.

Seis multas foram aplicadas no valor de R$ 425.958,00 e cerca 2.000 litros de agrotóxicos vencidos foram apreendidos. Além disso, foi verificado o acúmulo de embalagens vazias, o que não é permitido por lei.

As equipes inspecionaram galpões, locais de depósito e preparo de agrotóxicos, além do pátio de descontaminação de aviões.

A pulverização clandestina e o uso de agrotóxicos ilegais representam sérios riscos ao meio ambiente e à saúde humana. A técnica é adotada como alternativa para redução de custos na produção agrícola.

De acordo com o Ibama, o Brasil possui a 2ª maior frota agrícola do mundo, com cerca de 2.083 aeronaves, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.