O Ministério Público do Estado de Minas Gerais pede o bloqueio de mais de R$346 milhões da Usimininas, por poluição atmosférica em Ipatinga, no Vale do Aço.
A ação, solicitada pelo MPMG, foi divulgada nessa terça-feira, após decisão liminar da Justiça, na última sexta-feira, que é parte de uma proposta de Ação Civil Pública contra a Usiminas, devido à emissão de poluentes fora da determinação dos padrões da Legislação Ambiental.
A medida, que foi requerida em julho, considera a siderúrgica como promotora de poluição atmosférica, por meio de condutas agressivas que incluem emissões atmosféricas e de partículas sedimentáveis não autorizadas, e geradas por agentes poluentes lançados na atmosfera e em rios da região.
A Justiça avaliou como ofensiva as ações da empresa e define como alarmante as condições atmosféricas para a população do município de Ipatinga, geradas pelo descaso com as demandas ambientais e coletivas.
Vale ressaltar que, de acordo com a nota divulgada pelo Ministério Público, a Justiça pontuou e considerou a importância e o impacto econômico da empresa para a região. A Usiminas ainda não se pronunciou sobre a decisão.
*sob supervisão