Band Minas

Mais uma empresa de petiscos recolhe produtos contaminados

Mariana Reis*

Marca Balance anunciou recall de três lotes do produto "Bifinho"
Marca Balance anunciou recall de três lotes do produto "Bifinho"
Canva

Mais uma marca de petiscos tem os produtos recolhidos do mercado por contaminação de substância que pode ter provocado centenas de mortes de cães em todo o país. No total, seis empresas tiveram os produtos retirados de circulação.

Na terça-feira passada (11), a marca Balance anunciou que três lotes do produto "Bifinho", de sabores carne e vegetais, frango e frango assado, fabricados em março deste ano, passam por recall.

Em um comunicado publicado nas redes sociais, a Balance afirmou que desde que acompanhou os primeiros casos de contaminação na mídia, conduziu uma análise técnica de forma independente e proativa, tendo constatado etileno e propilenoglicol em três lotes de petiscos.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), já havia determinado o recolhimento do lanche canino das marca Petitos Indústria e Comércio de Alimentos, Bassar Indústria e Comércio Ltda, FVO Alimentos Ltda, Peppy Pet Indústria e Comércio de Alimentos para Animais e Upper Dog comercial Ltda.

As investigações, que seguem em andamento pela Polícia Civil, apontam que os produtos continham propilenoglicol contaminado por monoetilenoglicol, substância tóxica que causa insuficiência renal e hepática quando ingerida, podendo inclusive levar à morte.?

O caso começou a ser investigado no final de agosto, quando tutores levaram os corpos de dois cães para serem periciados na Escola de Veterinária da UFMG.

O laudo apontou que a morte foi causada por lesões renais graves por consumo de etilenoglicol.

Nossa reportagem entrou em contato com a Polícia Civil e com o MAPA e aguarda retorno.

*Sob supervisão de Laryssa Campos

Tópicos relacionados