Uma criança de 1 ano e 11 meses morreu em decorrência de complicações causadas por leishmaniose, em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba. Apesar de a morte ter acontecido no dia 07 deste mês, a informação só foi divulgada nesta semana.
A menina vivia em uma área rural, próxima ao distrito de Santana de Patos, e começou a apresentar sintomas no dia 05 de maio. Ela chegou a ser atendida por equipe de saúde local, mas depois foi dispensada.
Após apresentar novamente sintomas como dor abdominal e febre, a mãe procurou atendimento, e deu entrada na UPA de Patos de Minas, no dia 29 de junho.
Com a necessidade urgente de transfusão de sangue, foi pedida transferência para o Hospital Regional Antônio Dias, que foi inicialmente recusada. A admissão só aconteceu TRÊS dias depois.
A menina ainda chegou a ser transferida novamente para o hospital, mas morreu no local. Neste ano, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), foram registrados 97 casos de Leishmaniose Visceral em Minas.
*Sob supervisão de Victor Lobato