Band Minas

Mesmo com promessa de greve, metrô de BH funciona normalmente

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), todas as estações estão abertas e os trens circulam com intervalos de 12 minutos em horários de pico.

Luis Ghilherme*

Mesmo com promessa de greve, metrô de BH funciona normalmente
Metro funciona normalmente
Reprodução

Mesmo após promessa de greve, o metrô de Belo Horizonte amanheceu com funcionamento normal, nessa terça-feira (14). De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), todas as estações estão abertas e os trens circulam com intervalos de 12 minutos em horários de pico. Antes o tempo era de 7 a 10 minutos.

Vagões e bilheterias são operados por supervisores da CBTU e funcionários terceirizados para que não haja impactos para os usuários. No entanto, a circulação pode ser interrompida a qualquer momento, segundo representantes do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, que contam com a participação destes funcionários para reforçar o movimento.

A categoria protesta contra a privatização do metrô que, segundo eles, pode representar a demissão de cerca de 1.600 funcionários concursados.

Uma audiência de conciliação on-line entre CBTU e Sindimetro está marcada para hoje, às 14h30, com intermediação do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais. Na sexta-feira (17), uma assembleia discutirá as garantias que os metroviários reivindicam. A expectativa é que haja diálogo entre os trabalhadores e o Governo do Estado para a oficialização de um acordo entre as partes.

*Sob supervisão de Mábil Soares