Servidores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciaram greve geral por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (14). O motivo é o processo de privatização da CBTU. A decisão foi tomada em assembleia nessa segunda-feira (12).
O presidente do Sindicato dos Metroviários, Pablo Henrique, confirmou que a paralisação só terminará com o cancelamento do certame. A CBTU vai recorrer à justiça contra a paralisação.
O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma ação na Justiça Federal em Brasília pedindo a suspensão do leilão, que vai conceder a gestão do metrô de Belo Horizonte para iniciativa privada e que terá, como contrapartida, a modernização e ampliação da linha 1 e a construção da linha 2. O leilão está marcado para o próximo dia 22.
O partido alega que a destinação do recurso federal irá descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe que o presidente, no caso Jair Bolsonaro, crie despesas obrigatórias para o próximo governo, sem que haja dinheiro em caixa para custear o gasto.