MG tem 3 mil prisões por Maria da Penha em apenas um mês

Daniel Abreu*

As denúncias de crimes contra a mulher podem ser feitas pelo número 181, de forma anônima Canva
As denúncias de crimes contra a mulher podem ser feitas pelo número 181, de forma anônima
Canva

Uma operação das forças de segurança de Minas Gerais apontou cerca de 3 mil prisões por crimes contra a mulher em apenas um mês. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Público de Minas Gerais (Sejusp), com participação das polícias militar, civil e penal, além dos bombeiros.

De acordo com a Sejusp, várias ações foram desenvolvidas para combater e prevenir à violência contra mulher. Houve reforço no atendimento às mulheres nas delegacias, visitas tranquilizadoras, acompanhamento de medidas protetivas e reforço dos programas de prevenção. Mais de sete mil policiais atuaram na operação.

Dos 2.943 presos durante a operação, 84% foram em flagrante, tendo 124 mandados de prisão cumpridos, sendo 20 por descumprimento de medidas protetivas, 82 por violência doméstica e 22 por feminicídio. Ainda durante as ações, 109 armas foram apreendidas pelos órgãos de segurança.

As denúncias de crimes contra a mulher podem ser feitas pelo número 181, de forma anônima, ou pelo 190, da Polícia Militar, e 197 da Polícia Civil.