Band Minas

Minas Gerais é um dos seis estados com casos confirmados de varíola dos macacos

Informações do Ministério da Saúde confirmam 76 casos da doença no Brasil

Redação

O governo está investindo no monitoramento do comportamento da doença no país
O governo está investindo no monitoramento do comportamento da doença no país
iStock

O Ministério da Saúde confirma neste domingo 76 casos no Brasil de Varíola dos Macacos. No comunicado da pasta consta ainda que 6 estados brasileiros concentram as manifestações do vírus, entre eles está Minas Gerais.

O vírus conhecido como MonkeyPox preocupa a comunidade médica ao redor do mundo e no Brasil. O Ministério da Saúde informa que está investindo em uma articulação com as secretarias de saúde dos estados, para monitorar o comportamento da doença no território brasileiro.

Três casos da doença foram confirmados em Belo Horizonte. O primeiro, trata-se de um homem de 33 anos, que voltou da Europa iniciou com os sintomas e após o exame, foi confirmado pelo laboratório que se tratava da varíola dos macacos. Pacientes com resultado positivo da doença são monitorados pelo Ministério da Saúde e permanecem em isolamento até o fim do ciclo viral.

Países da Europa vivenciam um surto da doença nos últimos meses. 

O segundo e terceiro casos confirmados da doença no estado são de dois homens, um de 30 anos e o outro de 23, que viajaram para São Paulo durante o mês de julho.

Dos 21 casos suspeitos da varíola em Minas Gerais, 9 foram descartados por exames laboratoriais. Atualmente, 10 casos seguem em investigação.

A varíola dos macacos tem origem no continente africano e é conhecida pela ciência, no entanto, para essa variante ainda não há vacina.

Tópicos relacionados