Uma pesquisa realizada pela ONG Contato, em parceria com o Instituto Ver, aponta que os mineiros consomem mais de três horas de conteúdo audiovisual durante a semana, entre filmes, séries, vídeos e novelas. Aos finais de semana, esse índice aumenta. No sábado e domingo, o número vai para 70%, sendo metade com consumo superior a seis horas.
A televisão continua sendo o meio mais assistido do público mineiro, com 66% nas pesquisas. Em segundo lugar, o YouTube, com 59%, seguido por canais de streaming, como Netflix, Prime Video e outros, com 57%.
Apesar de os filmes serem os conteúdos mais assistidos pelos mineiros, com 21,3%, apenas 23% dos entrevistados disseram ser atraído por cinemas. As telenovelas vêm em seguida (17,7%) e os programas esportivos em terceiro, com 17,3%.
Quanto à motivação, a recomendação de amigos e parentes foi apontada como a principal no momento da escolha, com 33,9%. A pesquisa revela também que o aparelho preferido para assistir aos conteúdos ainda é a TV. O celular é citado em segundo lugar pelos entrevistados. O valor médio definido para acessar os conteúdos ficou em R$50,63 por pessoa.
Ao total, 1.280 pessoas foram entrevistadas, com idade entre 16 e 75 anos em maio desse ano, por todo o Estado.
*Sob supervisão de Mábila Soares