Começam nesta sexta-feira (3) as obras de revitalização e renovação da linha 1 do metrô de Belo Horizonte. As intervenções fazem parte do processo para possibilitar a implementação de uma segunda linha, responsável por atender mais regiões da cidade.
A primeira etapa conta com a renovação tanto da via permanente quanto da rede aérea do sistema, com substituição de trilhos, dormentes e fixações, além de renovação das chaves seccionadoras de energia, fios e postes de sustentação. As obras acontecerão à noite e aos fins de semana, não alterando a circulação dos trens. No entanto, a velocidade poderá ser reduzida e o tempo de intervalo entre os trens aumentado em situações pontuais. Os trabalhos incluem trechos da Estação Eldorado até Carlos Prates, e Eldorado até a Estação Calafate e estão previstos para terminar em março de 2024.
Em nota, a Metrô BH afirma que as obras são necessárias para diminuir o tempo dos percursos, graças ao aumento da velocidade dos trens, e dar mais conforto aos passageiros com a diminuição dos ruídos.
A previsão inicial para a conclusão da revitalização da linha 1 é março de 2027.