Band Minas

Operação do MP: Empresários de BH são suspeitos de sonegar R$ 36 milhões

Mariana Reis*

Operação é uma força-tarefa do MP, Receita Estadual e polícias civil e militar
Operação é uma força-tarefa do MP, Receita Estadual e polícias civil e militar
Reprodução

Empresários de vinhos e pneus são alvos de mandados de prisão e busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (17), em Belo Horizonte, por sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. O prejuízo chega a mais de R$ 30 milhões aos cofres públicos. A operação, batizada de “Paradoxo de Pinóquio” é comandada por uma força-tarefa do Ministério Público, Receita Estadual e polícias civil e militar.

De acordo com o MP, o contador e sócio da empresa ampliou a fraude tributária com estratégias de lavagem de dinheiro sofisticadas e envolvendo novas empresas de vendas online. Essas firmas simulavam vendas online nas declarações à Receita Estadual, se beneficiando da não incidência do ICMS nessa modalidade de venda.

A fraude beneficiava grandes atacadistas e documentava vendas para restaurantes, simulando consumo próprio entre sócios e funcionários, quando, na verdade, as bebidas eram vendidas para aos clientes, sem o pagamento do tributo.

Em consulta ao Portal de Transparência do Estado de Minas Gerais, pode-se verificar que os valores sonegados equivalem a 15% do total investido em alimentação no Ensino Fundamental do Estado no 1° semestre de 2022.

*Estagiária sob supervisão de Mábila Soares

Tópicos relacionados