Uma operação realizada em Brasília resultou na recuperação de documentos históricos de Minas Gerais após uma ação do Ministério Público realizada em Brasília.
Nesta quarta-feira, o MPMG divulgou o balanço da operação "Devolva-me". Segundo as investigações, um negociante estava em posse de documentos do século XVIII do estado mineiro, incluindo alvarás, decretos e regimentos relacionados à exploração de ouro.
O comércio dessas escrituras é ilegal. Durante as buscas, os agentes apreenderam os itens e adotaram as medidas necessárias para preservar os documentos, que agora serão submetidos a uma análise para confirmar a procedência e originalidade.
Caso sejam oficiais, a apreensão poderá ser considerada uma das mais importantes de todos os tempos, de acordo com o Ministério Público. O suspeito poderá ser julgado por receptação qualificada e deterioração de bem cultural especialmente protegido.
A ação contou com o apoio das Polícias Militares de Minas Gerais e do Distrito Federal, além do Ministério Público do Distrito Federal.
*Sob supervisão de Mábila Soares