Operação investiga e revela comércio de escrituras históricas

Segundo as investigações, um negociante estava em posse de documentos do século XVIII do estado mineiro, incluindo alvarás, decretos e regimentos relacionados à exploração de ouro

Daniel Abreu*

Operação investiga e revela comércio de escrituras históricas
Operação investiga comércio de escrituras históricas
MPMG

Uma operação realizada em Brasília resultou na recuperação de documentos históricos de Minas Gerais após uma ação do Ministério Público realizada em Brasília.

Nesta quarta-feira, o MPMG divulgou o balanço da operação "Devolva-me". Segundo as investigações, um negociante estava em posse de documentos do século XVIII do estado mineiro, incluindo alvarás, decretos e regimentos relacionados à exploração de ouro.

O comércio dessas escrituras é ilegal. Durante as buscas, os agentes apreenderam os itens e adotaram as medidas necessárias para preservar os documentos, que agora serão submetidos a uma análise para confirmar a procedência e originalidade.

Caso sejam oficiais, a apreensão poderá ser considerada uma das mais importantes de todos os tempos, de acordo com o Ministério Público. O suspeito poderá ser julgado por receptação qualificada e deterioração de bem cultural especialmente protegido.

A ação contou com o apoio das Polícias Militares de Minas Gerais e do Distrito Federal, além do Ministério Público do Distrito Federal.

*Sob supervisão de Mábila Soares