Duas pessoas foram presas e mais de 70 pacientes em situação degradante resgatados em duas clínicas para idosos e pessoas com transtorno mental. A ação foi fruto de uma operação do Ministério Público, realizada nessa segunda-feira (30) em Esmeraldas, na região Central do Estado.
Segundo o órgão, as investigações começaram após denúncias anônimas de que pacientes com transtornos mentais e idosos dividiam o mesmo espaço, com péssima alimentação e condições de higiene precárias. Alguns deles tomavam banho frio na parte externa da casa e outros ficavam até quatro dias sem fraldas geriátricas. Muitos apresentavam ferimentos e úlceras na pele. Mortes de pacientes também foram denunciadas no interior das clínicas, possivelmente causados pela negligência e falta dos cuidados.
Durante a operação foram apreendidos documentos, celulares e computadores, e estabelecida uma medida cautelar que determina, entre outras coisas, a suspensão das atividades, interdição e afastamento do presidente da clínica.
*Sob supervisão de Mábila Soares