Mais de 1.600 reclamações são recebidas pela Prefeitura de Belo Horizonte com relação ao transporte público na capital desde o pagamento do subsídio realizado na última semana.
As reclamações são encaminhadas pelo canal de comunicação criado para receber as demandas dos passageiros, que faz parte do acordo que prevê o pagamento de subsídio de R$ 237,5 milhões às empresas de ônibus de Belo Horizonte.
Segundo a PBH, no dia 12 de julho, o primeiro dia de funcionamento do serviço, o canal já recebeu 459 mensagens. No dia seguinte, esse número subiu para 592. No dia 14, 307 demandas foram recebidas, enquanto no dia 15, foram 221. No último sábado, foram 43 mensagens recebidas e no domingo 36.
A Prefeitura afirmou ainda que a maior parte das reclamações se refere ao novo quadro de horários, ao descumprimento das escalas e à superlotação dos veículos.
As mensagens dos passageiros estão sendo passadas para as concessionárias para que as medidas necessárias sejam tomadas.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) informa que todas as reclamações estão sendo verificadas e avaliadas. A entidade ainda afirmou que o número de viagens aumentou para 19.850, acima do acordado com a PBH de 19.203 viagens.
O Setra-BH ressaltou que, apesar do subsídio concedido às empresas de ônibus, as concessionárias se encontram “em absoluto esgotamento financeiro”.
*Sob a supervisão do jornalista Victor Lobato