A Policia Federal deu início, nesta terça-feira (12), a mais uma operação para desarticular uma quadrilha que fraudava documentos para receber benefícios do INSS. Estima-se que o prejuízo tenha ultrapassado R$ 11 milhões e outros R$ 8 milhões foram salvos de operações futuras.
Batizada de “Fementido”, a ação visa cumprir três mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão em quatro cidades na região do Vale do Rio Doce. Entre elas estão Coronel Fabriciano, Timóteo, Jaguaruçu e Belo Oriente.
Segundo as investigações, o grupo é suspeito de falsificar certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência para receber benefícios do governo de forma ilegal. O processo das fraudes consistia em ganhos voltados para idosos de baixa renda, por meio da “prova de vida”, procedimento comum para aderir os benefícios.
A PF contou com ajuda da CGTIN - Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Em nota, a polícia informou que após análise dos benefícios fraudulentos, outros integrantes da organização foram encontrados.