A partir de janeiro de 2023, os policiais penais de Minas Gerais, com contrato temporário, vão ser demitidos. A medida foi informada por meio de um comunicado emitido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
O documento foi endereçado aos Diretores Regionais de Polícia Penal do Estado e prevê a extinção dos contratos a partir de dezembro deste ano. Em nota, a Sejusp informou que estes ofícios são enviados aos diretores regionais do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, como diretrizes administrativas pautadas na eficiência da gestão prisional, não sendo este excepcional ou surpreendente.
A secretaria ainda informou que diante da saída dos servidores contratados, um concurso está em andamento para o provimento de 2.421 vagas para o cargo de Policial Penal, além de um processo seletivo com 3.506 vagas para o cargo de Agente Penitenciário. A Sejusp reiterou que se mantém atenta à situação e informa que possíveis problemas futuros na rotina das unidades são especulações.