Policiais são flagrados dando tiro de balas de borracha em mulheres

Daniel Abreu*

Um grupo de mulheres foi alvo de tiros de balas de borracha efetuados por policiais militares, após um desentendimento em São João Del Rei, na região Central de Minas. O caso ocorreu no último dia 16, e as vítimas denunciaram o abuso de autoridade na sexta-feira (22), representadas pelo Instituto Anjos da Liberdade.

A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público de Minas Gerais pelo advogado Lincoln Lopes, e foi pedida instauração de procedimentos investigativos criminais contra os agentes. Segundo informações do Instituto, a denúncia será encaminhada para o Comando Maior da PM pelo promotor de justiça Lauro Sodré.

Na ocasião, segundo as vítimas, os policiais estariam tentando prender um adolescente, que supostamente estaria envolvido no tráfico de drogas.  Após desentendimento, foram feitos oito disparos de bala de borracha contra mulheres que estavam nas proximidades, e segundo testemunhas, duas delas precisaram de apoio médico, não prestados pelos militares.

Em nota, a PM afirma que as mulheres teriam atirado pedras contra a guarnição, o que causou ferimento nos policiais.  

Duas mulheres ficaram feridas e foram encaminhadas à UPA, onde receberam voz de prisão da polícia, após o atendimento. Elas foram liberadas dois dias depois.

Ainda segundo a polícia, o menor teria danificado a viatura e um outro homem estaria sendo preso por tráfico de drogas.

A PM divulga ter prestado apoio médico as mulheres feridas.

*Sob supervisão de Mábila Soares