Band Minas

Presidente da Codemge é cotado para assumir Secretaria de Fazenda

Thiago Toscano surge como um dos favoritos para assumir o cargo

Redação

Thiago Toscano
Thiago Toscano
Reprodução

Com a saída de Gustavo Barbosa da Secretaria de Fazenda (a exoneração dele deve ser publicada nos próximos dias), o nome do presidente da Codemge, Thiago Toscano, surge como um dos favoritos para assumir a pasta, uma das mais importantes da gestão estadual. Toscano disputa a vaga com o atual secretário-adjunto de Fazenda, Luiz Carlos Gomes.

O nome do presidente da Codemge tem boa recepção no meio empresarial e também por uma ala significativa do governo Zema, principalmente, pelo trabalho feito por Toscano à frente da estatal nos últimos anos. Ele conseguiu dar visibilidade à companhia tanto na administração das concessões do Estado como também no investimento em obras e promoção de eventos.

Além disso, Toscano é considerado um perfil técnico, mas com mais habilidade e relações políticas para conduzir a pasta num momento delicado. Um dos principais desafios colocados para a Secretaria de Fazenda nos próximos meses é a negociação com o governo federal da dívida de Minas com a União.

Após o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), defendido por Gustavo Barbosa, não ter sido aprovado na Assembleia, Estado e governo federal tentam viabilizar uma nova proposta para equacionar a dívida, calculada em mais de R$ 160 bilhões. Umas das alternativas seria a federalização de estatais mineiras, como a Codemge, a Cemig e a Copasa.

Zema deve decidir nos próximos dias quem será o novo titular da pasta. E a balança pesa a favor de Toscano pois devem ser consultados, além de membros do primeiro escalão do governo, empresários de confiança do governador.

Tópicos relacionados