Sada Cruzeiro se posiciona pedindo respeito após anunciar a contratação do ponteiro Douglas Souza. O clube deu boas vindas ao campeão olímpico pelas redes sociais, nessa quarta-feira (5), e, nos comentários da publicação, enquanto a maioria dos torcedores saudava o atleta, alguns o atacavam pessoalmente com ditos homofóbicos. Em resposta, o time celeste publicou, nessa quinta-feira (6), uma nota reafirmando a habilidade de Douglas enquanto jogador e alegando que “o respeito é inegociável”.
Medalhista de ouro atuando pela Seleção Brasileira nas Olimpíadas do Rio, em 2016, Douglas Souza, de 28 anos, coleciona conquistas. O atleta tem passagens vitoriosas por clubes nacionais e também pela Itália, jogando pelo Vibo Valentia. Nas últimas duas temporadas, o jogador entrou em quadra pelo São José do Rio Preto, de São Paulo, onde, inclusive, foi campeão da Superliga 2023 em uma final disputada contra o Cruzeiro.
Em maio deste ano, o atleta chegou a ser convocado por Bernardinho, técnico da seleção masculina de vôlei, para integrar a equipe que disputaria a Liga das Nações (VNL), mas recusou o convite. Em 2022, Douglas havia anunciado sua aposentadoria da seleção brasileira, depois de ter disputado duas olimpíadas, para cuidar de sua saúde mental. O jogador, que foi o primeiro atleta do time verde amarelo a se assumir homossexual, reforçou sua decisão de não jogar mais pelo Brasil ao recusar a convocação.
Por meio de nota, o Cruzeiro ressaltou que o atleta “tem um currículo com conquistas que muitos sonham e tem habilidades excepcionais”. O clube afirmou ainda que a chegada de Douglas “fortalece não só o elenco, mas também os valores do time e seu compromisso com a inclusão, a diversidade, o respeito e a valorização das pessoas”.