Band Minas

Serra do Curral é minerada irregularmente e empresa é multada em R$ 25 mil

A mineradora continuou explorando o local mesmo sem licença e após a interdição da Prefeitura de Belo Horizonte

Paula Xavier*

A Operação aconteceu na tarde desta sexta-feira
A Operação aconteceu na tarde desta sexta-feira
Victor Lobato/Band Minas

Uma operação da Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Civil de Minas Gerais, está sendo realizada nesta tarde, na Mina Boa Vista, explorada pela Mineradora Gute Sicht, situada na Serra do Curral na divisa com Sabará.

O objetivo da operação é impedir que a mineradora continue explorando o local, já que a prefeitura alega não ter licença ambiental.

Nesta quarta-feira a PBH já havia realizado uma interdição da Mina, mas a mineradora não cumpriu o que resultou nesta operação.

Agentes da Guarda Municipal estão no local para delimitar a área pertencente a Belo Horizonte, e segundo o comandante Rodrigo Prates da guarda municipal de BH, uma multa de R$ 25 mil foi aplicada, devido ao descumprimento da interdição determinada pela PBH, na última quarta-feira.

Após aplicação da multa, a PBH pretende continuar realizando uma fiscalização rígida no território, já que a prefeitura da capital não apoia a exploração do local.

A mineradora se baseia em um acordo com o governo do estado para manter as atividades no local.

Em nota, o Governo de Minas informou que, por se tratar de um empreendimento que possui sua Área Diretamente Afetada com abrangência em mais de um município, a competência tanto para regularização, quanto para o controle e fiscalização, é do Estado.

Entramos em contato com a mineradora Gute Sicht para pedir esclarecimentos sobre o descumprimento da interdição realizada pela PBH, mas até o momento não tivemos retorno.

*Sob supervisão da jornalista Duda Ramos

Tópicos relacionados