Serra do Curral: Prefeito de BH e governador de MG trocam acusações de fake news

Mariana Reis*

Troca de mensagens teve início com um processo aberto pela PBH sobre o tombamento da serra Redes Sociais/PBH
Troca de mensagens teve início com um processo aberto pela PBH sobre o tombamento da serra
Redes Sociais/PBH

O Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), rebateu a fala do candidato à reeleição ao Governo de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) sobre a proteção da Serra do Curral.

Nas redes sociais, Zema afirma ter sido alvo de fake news e argumenta que o cartão postal está protegido graças ao governo de Minas, que está trabalhando pelo tombamento. Argumentou ainda, que o acautelamento do IEPHA, que determinou a proteção provisória do local, permanece válido.

Fuad Noman reagiu publicando um vídeo de escavadeiras operando na Serra do Curral. Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que o registro é atual e foi feito pela Guarda Civil Municipal.

No post, Fuad convida o governador para uma visita na Serra do Curral, a fim de comprovar que atividades de mineração seguem sendo exercidas na área.

O Prefeito de Belo Horizonte, finaliza pedindo à Zema, que cancele ainda hoje a autorização dada pelo Estado de Minas "que permite a mineração no patrimônio dos mineiros".

A troca de mensagens teve início com um processo aberto pela PBH e analisado pelo STF que pediu o posicionamento do estado sobre o tombamento.

Procurada, a Advocacia Geral do Estado disse que o Governo de Minas é favorável ao andamento das deliberações, que cabem ao CONEP.

*Sob supervisão de Laryssa Campos