Vândalos destroem esculturas da Praça Rui Barbosa, no centro de BH

A Prefeitura da capital aprovou um projeto para restaurar a Praça da Estação, que pertence ao Conjunto da Praça Rui Barbosa, em abril de 2022

Isabella Alvim*

As esculturas perderam pedaços, como cabeças e mãos Valéria Marques
As esculturas perderam pedaços, como cabeças e mãos
Valéria Marques

Esculturas instaladas na Praça Rui Barbosa, na região Central de Belo Horizonte, foram alvos de vandalismo e ficaram parcialmente destruídas. A que chama mais atenção é a réplica de um leão, que está sem cabeça.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, informa que o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte aprovou, em abril de 2022, um projeto de restauração urbanística da Praça da Estação, pertencente ao Conjunto Urbano Praça Rui Barbosa e Adjacências. O projeto prevê a recuperação das fontes da praça, propõe intervenções de paisagismo e mobiliário urbano para a melhoria da qualidade, além de evitar o estacionamento de veículos no local. Além disso, a Guarda Civil Municipal faz patrulhamento para combater os danos do patrimônio público, e na Praça Rui Barbosa há uma Unidade de Segurança Preventiva (USP) com agentes 24 horas.

A população pode auxiliar no combate ao vandalismo denunciando os casos pelo telefone 153 ou pelo 190. A Fundação Municipal de Cultura está viabilizando meios para que a réplica seja substituída.

*Sob supervisão da jornalista Mábila Soares