De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), houve um aumento de mais de 2.000 vítimas entre janeiro e outubro do ano passado. Em 2023, foram 17.169 aparelhos furtados, enquanto em 2022 foram 14.894, no mesmo período.
Já os casos de roubos diminuíram, mas o número ainda preocupa: 4.300 pessoas tiveram o celular roubado neste ano, e 4.812 em 2022.
Ao todo, em 2022 foram 18.018 celulares furtados e 5.696 roubados em Belo Horizonte. O número equivale somente aos aparelhos registrados em boletins de ocorrência.
A Polícia Civil informou que trabalha na investigação criminal relacionada às ocorrências de furtos e roubos de celulares, além da investigação de quadrilhas especializadas na receptação desses aparelhos.
A instituição também orienta que todas as vítimas que tiveram o celular roubado, furtado ou perdido, registrem um boletim de ocorrência presencialmente ou na delegacia virtual com todas as informações possíveis do aparelho para que a investigação tenha início.
A Sejusp disponibiliza uma plataforma de bloqueio de aparelhos celulares que venham ser produto de furto ou roubo. Para mais informações acesse o site: cbloc.seguranca.mg.gov.br.
Nesse período de festas de fim de ano, a Guarda Civil Municipal de BH realiza a Operação Natal Seguro, devido ao aumento do número de pessoas circulando pelas ruas do Centro da capital mineira.
O intuito da operação é coibir a ação de criminosos que praticam furtos e roubos contra a população. A operação dos guardas municipais vai ocorrer até a primeira quinzena de janeiro com rondas feitas a pé e em viaturas.