11 de setembro: antes dos ataques, EUA estavam eufóricos com anúncio de Michael Jordan

Ídolo pretendia divulgar seu retorno ao basquete, mas anúncio foi adiado devido aos atentados

da Redação com BandNews TV

O dia 11 de setembro de 2001 está marcado na história dos Estados Unidos devido a um dos mais trágicos ataques terroristas de todos os tempos. Naquela data, aviões da Al-Qaeda destruíram parte do Pentágono e do World Trade Center, matando quase 3 mil pessoas. Durante a manhã, no entanto, o clima no país era de euforia, graças a Michael Jordan.

Naquele momento, o ídolo do basquete estava em sua segunda aposentadoria. Ele havia desistido do esporte pela primeira vez em 1993, após toda a glória conquistada com o Chicago Bulls, devido ao assassinato do pai.

A decisão de parar surpreendeu a todos – mas a decisão que veio em seguida surpreendeu ainda mais. O atleta assinou contrato com o Chicago White Sox e passou a atuar profissionalmente no baseball. Futuramente ele revelaria que a decisão foi tomada porque esse era um sonho antigo de seu falecido pai.  

Vídeo: EUA homenageiam vítimas do ataques

A nova carreira, porém, não decolou e, em 1995, Jordan anunciou que voltaria ao basquete. Como a camisa 23, que costumava usar, estava imortalizada e “aposentada” pelo clube, passou a usar a 45 e reacendeu a chama dos Bulls.  

Citando exaustão mental e física, anunciou a segunda aposentadoria em 1999. Em 2000, tornou-se co-proprietário do Washington Wizards, mas negou que pretendesse voltar a jogar basquete, agora pelo novo time. 

Acontece que os fãs nunca desistiram de pedir pelo seu retorno.  

Chegamos, então, ao 11 de setembro de 2001. Naquela manhã, os jornalistas dos Estados Unidos se preparavam para participar de uma coletiva de imprensa com o ídolo, e o assunto já estava a todo vapor nos bastidores: ele deveria divulgar que tinha aceitado os apelos e jogaria mais uma temporada pelo Wizards.  

Horas antes da coletiva, aconteceram os ataques às torres gêmeas e ao Pentágono, fazendo com que a entrevista fosse cancelada. O anúncio do retorno veio na semana seguinte, no dia 25, quando informou que doaria seu salário para as famílias das vítimas dos atentados.

Neste sábado (11), data que marca os 20 anos do evento, os Estados Unidos são tomados por lembranças e homenagens às vítimas dos atentados. A BandNews TV acompanha todas as cerimônias ao vivo com tradução simultânea.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais