Notícias

11 de setembro: George W. Bush lamenta desunião dos EUA e faz alerta para terrorismo doméstico

O ex-presidente dos EUA discursou na cerimônia em memória às vítimas dos ataques terroristas de 2001

Da Redação, com BandNews TV

O 43º presidente dos EUA falou na cerimônia que marcou o aniversário de 20 anos do 11 de setembro
O 43º presidente dos EUA falou na cerimônia que marcou o aniversário de 20 anos do 11 de setembro
Reprodução/BandNews TV

O ex-presidente George W. Bush discursou neste sábado (11) durante a cerimônia que marcou os 20 anos dos ataques terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos. O republicano, que era o líder da nação na época, prestou homenagem às vítimas e seus familiares, e lamentou a desunião do povo norte-americano nos dias de hoje.

Bush relembrou a resiliência e a união dos norte-americanos nos meses seguintes aos ataques e fez comparação com o cenário atual — uma nação dividida pós-eleições presidenciais. "Quando se trata da unidade da América, aqueles dias parecem distantes dos nossos. Uma força maligna parece operar nas nossas vidas, transformando cada desacordo em uma discussão e cada discussão em um choque de culturas. Grande parte de nossa política se tornou um apelo descarado à raiva, ao medo e ao ressentimento", disse o político.

O 43º presidente dos EUA ainda fez alerta sobre terrorismo doméstico, e chamou atenção para as semelhanças entre "extremistas violentos" estrangeiros e os que vivem no país. "Temos visto evidências crescentes de que os perigos para nosso país podem vir não apenas através das fronteiras, mas também da violência que se acumula aqui", ponderou. 

"Em seu desdém pelo pluralismo, em seu desprezo pela vida humana, em sua determinação para contaminar os símbolos nacionais, eles são filhos do mesmo espírito maligno. E é nosso dever confrontá-los", finalizou George W. Bush.

Vídeo: 20 anos de guerra ao terror

A cerimônia aconteceu em Shanksville, na Pensilvânia, onde, logo depois dos ataques ao World Trade Center e ao Pentágono, um quarto avião — o voo 93, que tinha como alvo o Capitólio — foi derrubado em um campo vazio, matando 44 passageiros e tripulantes. 

Mais notícias

Carregar mais