Notícias

"Não existe vilão na alta do arroz", afirma especialista da FGV

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

"Não existe vilão na alta do arroz", afirma especialista da FGV
"Não existe vilão na alta do arroz", afirma especialista da FGV
Pierre Bamin/Unsplash

"Não existe vilão na alta do arroz", afirmou o professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Agro, Felippe Serigati em entrevista à Rádio Bandeirantes na manhã desta sexta-feira, 11. 

Ele explicou que a variação é um reflexo do desequilíbrio entre oferta e demanda. A produção no Brasil vem caindo e este ano a importação também diminuiu. Em um ambiente em que já havia menos produto no mercado, o consumo também subiu.

“É apenas um equilíbrio oferta e demanda. Se você tem uma demanda mais aquecida e oferta não consegue acompanhar o preço vai subir. Assim como se fosse o oposto o preço cai. Não tem vilão”, disse Felippe. 

Serigati ainda afirmou que é contra qualquer tipo de intervenção no preço. Durante a entrevista ao Jornal Gente, na Rádio Bandeirantes, ele lembrou que a experiência do passado mostra que isso não resolve.

“Já as medidas colocadas felizmente abrimos mão daquelas que a gente já sabe que não funcionam. Por exemplo a ideia de tentar tabelar o preço. Nós tentamos isso nos planos Cruzado, Verão, Bresser, Collor e não funcionou”, disse.

Para tentar equilibrar oferta e demanda foi zerado temporariamente o imposto de importação até o limite de 400 mil toneladas.

Assista a entrevista
 

Mais notícias

Carregar mais