Notícias

Polícia Federal deflagra 75ª Fase da Operação Lava Jato

Da Redação, com BandNews FM

Polícia Federal deflagra 75ª fase da Operação Lava Jato
Polícia Federal deflagra 75ª fase da Operação Lava Jato
Bruno Escolastico/Estadão Conteúdo

Polícia Federal deflagra nesta quarta-feira, 23, a 75ª Fase da Operação Lava Jato. A Operação Boeman cumpre 23 mandados de busca e apreensão que acontecem nos estados do Rio de Janeiro, em São Paulo e no Sergipe. As informações são da reportagem da BandNews FM.  

Leia nota da PF na íntegra:

Curitiba/PR - A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (23/9) a Operação BOEMAN - 75ª fase da Operação Lava Jato.

Cerca de 50 policiais federais estão cumprindo 23 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e em Sergipe. Além disso foram expedidas ordens para bloqueio de valores até o limite dos prejuízos identificados até o momento.

As medidas, requeridas pelo Ministério Público Federal, são decorrentes do acordo de colaboração premiada de lobistas que atuavam junto a funcionários da PETROBRAS e agentes políticos com influência na estatal, realizado junto ao MPF.

Segundo relatos e provas apresentadas por esses colaboradores, teriam sido praticados crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro durante o processo bilionário de contratação pela PETROBRAS do fornecimento de navios lançadores de linha (PLSV). 

Durante a apuração, verificou-se que a um dos investigados coube a obtenção indevida de informações privilegiadas junto a setores técnicos da PETROBRAS para a formulação das propostas vencedoras do certame licitatório.

Por outro lado, aos colaboradores recaiu o encargo de garantir, por meio de contatos políticos, que as empresas estrangeiras viessem a ser incluídas no processo competitivo.

Paralelamente às investigações, obtiveram-se, através de cooperação jurídica internacional, informações de que autoridades holandesas também conduziam investigações de fatos que teriam também origem nas ilicitudes perpetradas para o fornecimento dos navios lançadores de linha (PLSV). 

As empresas estrangeiras vencedoras da licitação, posteriormente, subcontrataram uma companhia holandesa para execução do serviço licitado, a qual era representada por um dos empresários brasileiros investigado, e que, em virtude dos acertos espúrios, também realizou pagamentos ilícitos aos envolvidos.

As medidas judiciais cumpridas na presente data buscam, dentre outros objetivos, fazer cessar a atividade delitiva, aprofundar o rastreamento dos recursos de origem criminosa (propina) e a conclusão da investigação policial em todas as suas circunstâncias, inclusive com autorização para compartilhamento dos seus resultados com as autoridades da Holanda.

A investigação policial recebeu o nome de OPERAÇÃO BOEMAN, cuja etimologia se refere à criatura mítica da Holanda popularmente conhecida como “bicho-papão”.

Local de cumprimento dos mandados judiciais:

- Rio de Janeiro/RJ

18 mandados de busca e apreensão 

- Macaé/RJ

2 mandados de busca e apreensão 

- São Paulo/SP

1 mandado de busca e apreensão 

- Aracaju/SE

1 mandado de busca e apreensão 

- Barra dos Coqueiros/SE

1 mandado de busca e apreensão

Mais notícias

Carregar mais