Notícias

Conheça o presídio com os 50 criminosos mais perigosos do Brasil

Da Redação com Jornal da Band

Penitenciária Federal de Brasília  Jornal da Band
Penitenciária Federal de Brasília
Jornal da Band

Bandidos condenados por grandes assaltos, assassinatos e tráfico internacional de drogas. Na Penitenciária Federal de Brasília estão os criminosos mais perigosos do País - e o Jornal da Band traz as imagens lá de dentro:

A segurança é reforçada no entorno do presídio e na parte interna com a presença - pelo menos até dezembro - da Força Nacional. Só 50 das 208 celas da unidade da unidade prisional de segurança máxima estão ocupadas atualmente. 

Lá dentro está, por exemplo, a liderança da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

A saída de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, para um exame de rotina em janeiro, demonstrou um sistema único de vigilância: correntes nas pernas, óculos especiais para dificultar a visão do preso e agentes armados até os dentes.

Na parte interna, a rigidez não é diferente. Banho de sol em número reduzido, presos inimigos jamais se encontram, como os traficantes Jarvis Ximenez Pavão e Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, o Minotauro, que disputam na violência o controle do tráfico de drogas na fronteira do Brasil com o Paraguai. 

Pavão só veio para Brasília depois da descoberta de um bilhete com a relação de imóveis dele na cela onde ficava na Penitenciária Federal de Porto Velho.

O presídio de Brasília abriga também integrantes do Comando Vermelho e da Família do Norte. O setor de triagem de inteligência separa os presos em alas sempre evitando a presença daqueles que possam trocar informações sobre o crime organizado.

Inaugurada em outubro de 2018, a penitenciária nunca registrou nenhuma fuga nem rebelião. Também não há registro do encontro de celulares ou drogas lá dentro, o que faz da penitenciária um exemplo no País.

Mais notícias

Carregar mais