39 funcionários da Vale presos em mina no Canadá são resgatados

Segundo a empresa, o plano de emergência funcionou e o grupo já está na superfície, mas uma investigação interna vai apurar o ocorrido

Da Redação, com BandNews FM

39 funcionários da Vale presos em mina no Canadá são resgatados e passam bem Reprodução
39 funcionários da Vale presos em mina no Canadá são resgatados e passam bem
Reprodução

A mineradora Vale diz que todos os 39 funcionários presos em uma mina subterrânea em Ontário, no Canadá, foram resgatados e passam bem. Não há brasileiros entre eles.

Segundo a empresa, o plano de emergência funcionou e o grupo já está na superfície, mas uma investigação interna vai apurar o ocorrido.

Eles ficaram presos no local, a 1.000 metros de profundidade, desde o último domingo (26), quando o elevador que liga a superfície da mina ao subsolo sofreu um dano e parou de funcionar.

Segue o comunicado da mineradora:

A Vale informa que todos os 39 empregados que estavam na mina subterrânea Totten, em Sudbury, Ontário, Canadá, já estão em superfície. O resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem.

"Gostaria de parabenizar nossa equipe de resgate", disse o Presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, de Sudbury, após encontro com empregados e equipe de resgate.

"Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou para conseguirmos esse resultado. Todos estão seguros agora e merecem nosso profundo respeito pela perseverança."

Os empregados estavam na mina para o turno de domingo, quando danos ao eixo tornaram o sistema de transporte usual (espécie de elevador) inoperante. Os empregados saíram da mina com o apoio da equipe de resgate da Vale por meio de um sistema de escada de saída secundária.

"Esta é uma grande notícia vinda de circunstâncias muito difíceis", disse Bartolomeo.

"Todos nós da Vale estávamos focados e comprometidos com o retorno seguro de nossos empregados. Ouvir que todos estão de volta à superfície e voltando para casa é a melhor notícia que poderíamos ter recebido."

Com os empregados de volta à superfície e em segurança, Bartolomeo diz que será iniciada uma investigação sobre o ocorrido, para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais