A Prefeitura do Rio de Janeiro registrou 1.011 ações de fiscalização nesta sexta (12), com 58 interdições e 17 multas a estabelecimentos. As informações são da Gabriela Morgado, da BandNews FM.
Foi o primeiro dia do novo horário de funcionamento de bares e restaurantes. De acordo com decreto publicado pelo Município na quinta (11), os estabelecimentos podem abrir das 10h30 às 21h.
Só na Lapa, região central da cidade, a Prefeitura notificou cinco estabelecimentos flagrados com atendimento presencial, após às 21h. As multas foram aplicadas em bares e restaurantes localizados na avenida Mem de Sá e na Rua Carlos Sampaio.
As medidas da Prefeitura valem até 22 de março e podem sem prorrogadas. O comércio, serviços e funcionalismo público passaram a ter horários escalonados de funcionamento. Quiosques e ambulantes podem atuar nas praias, até às 17h. Já os bares, lanchonetes e restaurantes podem fazer entrega a domicílio, drive-thru e takeaway, após às 21h.
Na sexta (12), o Governo do Rio recomendou diversas medidas de restrição a serem adotadas pelos municípios, como a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes até às 23h. Mas, até agora, apenas Barra Mansa, no Sul Fluminense informou que vai aderir a todas as ações recomendadas.