Notícias

7 das 12 cidades da região do Alto do Tietê chegam ao limite no atendimento hospitalar

7 das 12 cidades da região do Alto do Tietê chegam ao limite no atendimento hospitalar

Da Redação, com Rádio Bandeirantes e Bora SP

7 das 12 cidades da região do Alto do Tietê chegam ao limite no atendimento hospitalar Reprodução
7 das 12 cidades da região do Alto do Tietê chegam ao limite no atendimento hospitalar
Reprodução

A maior parte das cidades do entorno de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, estão no limite do atendimento hospitalar. As informações são da Ana Paula Rodrigues, da Rádio Bandeirantes no Bora SP

A reportagem apurou que 7 das 12 cidades do Consórcio Alto do Tietê chegaram ao limite de atendimento. Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes e Santa Isabel não têm mais leitos de UTI.

Guarulhos, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim e Salesópolis estão com índices de UTI ou enfermaria quase em 100% de ocupação. Apenas Guararema, Arujá e Suzano ainda recebem pacientes com capacidade de suporte.

A média de internações na região do Alto Tietê é muito parecida com a média da grande São Paulo: quase 91% de ocupação.

Em entrevista a José Luiz Datena, na Rádio Bandeirantes, Guti, prefeito de Guarulhos, falou que a cidade ampliou leitos do começo da pandemia até aqui, mas ainda assim a ocupação explodiu nos últimos dias.

“A gente tinha em Guarulhos há um ano atrás, antes da pandemia, 73 leitos e hoje nós temos 177 leitos públicos na cidade e gente bateu 100% [de ocupação]. Várias cidades aqui colapsaram há duas semanas então Guarulhos acaba recebendo pelo CROSS vários pacientes e agora eles têm que buscar em São Paulo, o que é um passo para chegar também a 100%”, disse.  

Atualmente 95% dos leitos de Guarulhos estão ocupados. Mesmo diante de um cenário caótico, Guti afirma que os flagrantes de desrespeito continuam.

“Computando todo o final de semana tivemos mais 110 chamados na nossa GCM de festas clandestinas e aglomerações. Nós fizemos 78 autuações, sendo que 55 eram em bares e adegas. Muitos jovens não estão entendendo a gravidade”, explicou. 

Em todas as cidades do Alto Tietê, há pelo menos 12 pessoas aguardando transferência por meio da CROSS.

O prefeito de Suzano e presidente do Consórcio Alto Tietê, que fala por todas as cidades da região, Rodrigo Ashiuchi afirma que a região conseguiu mais dinheiro com o governo do estado para abrir leitos.

“Nos foi passado já a possibilidade inicial de um repasse de R$ 14,7 milhões. Nós estaremos visitando essa semana o Hospital Estadual Arnaldo Pezzuti, onde pleiteamos 30 leitos, sendo 10 UTI e 20 enfermarias e achando soluções com o Estado para abrir estruturas como as do HC aqui de Suzano”, disse Ashiuchi. O Condemat ainda aguarda o repasso da verba.

Mais notícias

Carregar mais