Notícias

Ação da Fiocruz vacina mais de 90% dos moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro

O objetivo é mapear o impacto da vacinação na população da comunidade

Rafaela Cascardo, da BandNews FM

Ação da Fiocruz vacina mais de 90% dos moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro Marcus Sadok/TV Bandeirantes
Ação da Fiocruz vacina mais de 90% dos moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro
Marcus Sadok/TV Bandeirantes

Mais de 33 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, nos três dias da campanha de vacinação em massa na região. O número representa 91% da população adulta. Entre as pessoas de 18 a 33 anos, o público-alvo, a imunização chega a 99,7%.

Os pesquisadores da Fiocruz vão continuar no conjunto de favelas pelos próximos meses para dar seguimento a dois estudos diferentes: um vai analisar os resultados de exames de pacientes que procurarem unidades de saúde da Maré com sintomas de Covid. No outro, especialistas de saúde vão acompanhar duas mil famílias de perto por seis meses, para entender melhor possíveis transmissões do vírus dentro das casas.

O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, explicou que a Prefeitura também vai fazer o acompanhamento. Cento e quarenta e cinco pontos de vacinação foram espalhados pelas comunidades do Complexo. A busca ativa por quem ainda não se vacinou vai ocorrer até quarta-feira (04).

A ação faz parte de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a ONG Redes da Maré. O objetivo é mapear o impacto da vacinação na população da comunidade e analisar aspectos da doença, como a dinâmica de transmissão do vírus no território, a vigilância das variantes e o acompanhamento de possíveis efeitos adversos das vacinas. A vacina aplicada nos moradores foi a AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais