Duas pessoas morreram e pelo menos 20 se feriram em um grave acidente na BR-376, que liga o Paraná à Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (08).
Um ônibus que levava a equipe do Umuarama Futsal tombou em uma curva na altura do quilômetro 667, em Guaratuba (PR), na descida da Serra do Mar.
As vítimas fatais são o motorista, Osvaldo Silva, e o coordenador da base do clube, Paulo Vitor Gonzalez. A equipe do Umuarama, do noroeste do Paraná, seguia para Jaraguá do Sul (SC), onde enfrentaria o time local nesta sexta-feira pela Copa do Brasil de Futsal - a partida acabou cancelada.
Além de dois óbitos, duas pessoas se feriram com gravidade e 18 tiveram ferimentos leves.
Um motorista que vinha atrás do ônibus registrou o momento em que o veículo tombou. O tombamento também envolveu uma carreta e um carro no acidente, sem feridos graves.
“Foi constatado que o ônibus, ao fazer a curva, ele tombou, a parte direita. No momento em que ele estava tombando, mas veículos estavam passando. Ele colidiu o para-choque dianteiro com o para-choque traseiro do veículo de pequeno porte. Nesse momento, ele tombou completamente. No que ele tombou, estava passando uma carreta ao lado. O ônibus, já tombado, colidiu a parte traseira com a parte traseira da carreta, fazendo com que a parte traseira do ônibus viesse a ser arrancada”, explicou o policial rodoviário Kaio Simões.
A suspeita é de que o veículo, que pertence ao próprio Umuarama, teve problema nos freios antes de tombar. A Polícia Rodoviária Federal realizou perícia para apurar as causas do acidente e os motivos de o motorista não ter utilizado as áreas de escape da pista.
Duas aeronaves da PM de Santa Catarina foram acionadas para o resgate e transporte das vítimas. A pista ficou bloqueada ao longo de toda a manhã e o congestionamento provocou um segundo acidente a seis quilômetros dali: um engavetamento que envolveu ao menos 10 veículos, com sete pessoas feridas - uma, em estado grave.
O local do acidente com o ônibus do time de futsal fica aproximadamente a um quilômetro de onde aconteceu outro grave acidente em janeiro, que deixou 19 mortos, no trecho conhecido como Curva da Santa.
Veja o momento do acidente: