O avião cedido pela presidência da República com ajuda humanitária aos civis palestinos desembarcou, na manhã desta quarta-feira (18), no Aeroporto Internacional de Al-Arish, no Egito. O VC-2 estava parado em Roma, na Itália, desde a última sexta-feira (13), aguardando autorização para pousar em território egípcio.
O Aeroporto Internacional de Al-Arish é o terminal mais próximo da fronteira com Gaza, local que está reservado para receber ações humanitárias.
O governo brasileiro enviou 40 purificadores de água portáteis, além de dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro, para atender a situação emergência na Faixa de Gaza, que vem sendo bombardeada por Israel desde 7 de outubro.
Cada kit tem 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros. Já os purificadores têm capacidade para produzir água pura e atender até 13,5 mil pessoas por dia.
Na sequência, o avião da FAB será deslocado para o Cairo, capital do Egito, onde aguardará instruções sobre a repatriação de 30 brasileiros que estão em Gaza e que esperam autorização para cruzar a fronteira com Rafah.