Notícias

Alexandre de Moraes nega devolução de passaporte de Jair Bolsonaro

O documento do ex-presidente foi apreendido pela Polícia Federal em fevereiro, durante desdobramentos da Operação Tempus Veritatis

Da redação

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Marcos Corrêa/PR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro de devolução do passaporte. O requerimento foi apresentado na última segunda-feira (25) no STF e alegava que o político precisaria do passaporte para uma viagem a Israel em maio, segundo o advogado Fábio Wajngarten.

O documento do ex-presidente foi apreendido pela Polícia Federal em fevereiro, durante desdobramentos da Operação Tempus Veritatis, que investiga suposta tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção no poder. 

Nas redes sociais, Wajngarten criticou o vazamento da informação. De acordo com ele, a defesa ainda nem teve acesso à decisão do relator. 

Nesta semana, o jornal americano The New York Times divulgou imagens do ex-presidente na embaixada da Hungria. Bolsonaro afirmou ao ministro Alexandre de Moraes que seria "ilógico" sugerir que ele pediria asilo político durante o período em que ficou hospedado no local.

“Diante da ausência de preocupação com a prisão preventiva, é ilógico sugerir que a visita do peticionário à embaixada de um país estrangeiro fosse um pedido de asilo ou uma tentativa de fuga. A própria imposição das recentes medidas cautelares tornava essa suposição altamente improvável e infundada”, afirmou a defesa. 

Os advogados também afirmaram que o ex-presidente sempre manteve interlocução com as autoridades húngaras e rechaçaram ilações sobre eventual pedido de asilo diplomático. 

“São, portanto, equivocadas quaisquer conclusões decorrentes da matéria veiculada pelo jornal norte-americano, no sentido de que o ex-presidente tinha interesse em alguma espécie de asilo diplomático, conclusão a que se chega bastando considerar a postura e atitude que sempre manteve em relação às investigações a ele dirigidas”, completou a defesa. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais