Alexandre Padilha, futuro ministro das Relações Institucionais, informou nesta terça-feira (27) que Simone Tebet sinalizou que irá aceitar o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir a pasta do Planejamento.
Durante breve entrevista coletiva, Padilha citou que a proposta para Tebet foi dada justamente pela importância da pasta. “Ele considerou que o ministério, pela importância, pelo papel de acompanhamento das ações de governo, de participar do comitê gestor do governo, considerou que ela é o nome adequado para isso”, afirmou.
Ele oficializou que o convite foi feito e que ela sinalizou que teria aceitado o convite. A política deverá se reunir com Lula nesta tarde para oficializar o cargo. A senadora trabalhará ao lado de Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda.
O Planejamento é uma das poucas pastas que podem acomodar a senadora, que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial e cujo apoio se tornou fundamento para a vitória de Lula nas eleições.
A indicação dela para uma das 37 pastas foi Planejamento ou Cidades, mas como ela está na cota pessoal de Lula, ela ganhou maior notoriedade e menos cobrança de partidos que querem ministérios no futuro governo.