Os filhos e aliados de Jair Bolsonaro (PL) se manifestaram após a denúncia da PGR (Procuradoria Geral da República) contra o ex-presidente por envolvimento em um plano de golpe de Estado, que teria sido preparado após a eleição de 2022. Outras 33 pessoas também foram denunciadas.
No X (antigo Twitter), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que “a tentativa de golpe nos prédios públicos vazios virou uma denúncia vazia”, e que não existe “absolutamente nenhuma prova contra Bolsonaro” - confira a publicação do senador abaixo.
Já o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho de Jair, falou em “golpe de Estado da Disney”. Nas redes sociais, Eduardo afirmou: “É o golpe de Estado da Disney, inacreditável. A gente sabe que o caminho certo é sempre mais difícil, mas é o único que permite a gente colocar a cabeça no travesseiro com tranquilidade. Eles estão desesperados porque a gente vai voltar".
A liderança da oposição na Câmara dos Deputados afirma que “tal denúncia carece de fundamentação jurídica sólida” e que “parece estar alicerçada em interpretações subjetivas, desprovidas de evidências concretas”. Veja a nota abaixo.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) ironizou a denúncia. “É um golpe que nunca existiu, um golpe impossível. É como querer matar uma pessoa com um copo de água. Não existe golpe sem armas, sem hierarquia, estrutura. Não teve nenhuma morte. Mas, aqui no Brasil, não precisa ter provas para poder colocar alguém na cadeia. Mesmo se você goste ou não do Bolsonaro, se você acha que ele tem que ficar inelegível e ir para a cadeia por 38 anos, porque ele tentou dar um golpe... sério?”.
A denúncia da PGR diz que Bolsonaro e o candidato a vice-presidente dele, Braga Netto, eram os líderes de uma organização criminosa responsável por “atos lesivos” à democracia. Segundo a PGR, o atentado era contra os 3 poderes.
Portanto, a PGR considera que há indícios suficientes para concluir que houve crime. A maioria dos denunciados é acusada de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.
Haverá agora um prazo para Bolsonaro e os demais denunciados apresentarem uma resposta.
Nota da oposição da Câmara
A Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados manifesta seu veemente repúdio à denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, acusando-o de tentativa de golpe de Estado e outros crimes correlatos.
É imperativo destacar que tal denúncia carece de fundamentação jurídica sólida e parece estar alicerçada em interpretações subjetivas, desprovidas de evidências concretas que sustentem as graves acusações imputadas.
Ademais, a celeridade com que a Polícia Federal concluiu o inquérito e encaminhou relatório ao Supremo Tribunal Federal (STF), sem a devida observância dos direitos constitucionais ao contraditório e à ampla defesa, suscita questionamentos acerca da imparcialidade e da isenção necessárias em investigações dessa natureza.
A Liderança da Oposição reafirma seu total apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, um líder que sempre se pautou pelo respeito à Constituição e ao Estado Democrático de Direito. Rejeitamos com firmeza qualquer tentativa de criminalização de sua trajetória política e denunciamos essa ação como uma ofensiva seletiva com motivações que transcendem o campo jurídico. Seguiremos vigilantes e atuantes na busca pela verdade e pela justiça, garantindo que nenhum brasileiro – especialmente um ex-chefe de Estado – seja alvo de perseguição política disfarçada de procedimento legal.
Deputado Federal Zucco (PL-RS)
Líder da Oposição na Câmara dos Deputados
Flávio Bolsonaro se manifesta
A tentativa de golpe nos prédios públicos vazios virou uma denúncia vazia, que não tem absolutamente NENHUMA PROVA contra Bolsonaro.
Mesmo depois de Alexandre de Moraes ter esculachado o Ministério Público Federal na fabricação dos inquéritos e torturado Mauro Cid para “delatar” o que não existiu, o PGR se rebaixa. Cumpre sua missão inconstitucional e imoral de atender ao fígado de Alexandre de Moraes e ao interesse nefasto de lula, que está nos seus últimos meses de presidência.
Hoje tem comemoração dos destruidores da democracia em Brasília.
Não vamos desistir do Brasil!