O ator Andre Braugher, conhecido por interpretar o capitão Raymond Holt na série americana Brooklyn Nine-Nine, morreu aos 61 anos na última segunda-feira (11). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista à revista Variety.
Segundo a informação da assessora do ator à revista norte-americana, Andre Braugher morreu após uma “breve doença”, sem fornecer mais detalhes.
Braugher era conhecido por seu papel como o capitão Raymond Holt na série de comédia policial “Brooklyn Nine-Nine”. A personalidade de seu personagem e o profundo senso de humanidade fizeram dele dos favoritos dos fãs da série.
Nascido em Chicago, Braugher se formou na Universidade de Stanford e depois frequentou a Juilliard School na divisão de teatro. Sua estreia no cinema foi com o personagem Thomas Searles, no filme “Tempo de Glória”, ao lado de atores como Denzel Washington e Morgan Freeman.
Na década de 1990, Andre Braugher foi uma das estrelas da série “Homicide: Life on Street”, da NBC. O seu desempenho como o detetive Frank Pembleton rendeu o prêmio Emmy - o Oscar da TV - de melhor ator. Ele ganhou seu segundo Emmy por sua atuação em “Thief”, de 2006, da FX.
Em entrevista à Variety em 2020, Braugher confrontou o complicado legado de interpretar policiais ao longo de sua carreira. “Policiais infringindo a lei, para citar 'defender a lei', é uma ladeira realmente escorregadia e terrível. Deu licença à violação da lei em todos os lugares”, disse ele. “Isso é algo que teremos que abordar coletivamente – todos os programas policiais”, completou.
Andre Braugher deixa sua esposa Ami Brabson, que também apareceu em “Homicide: Life on the Street”, e três filhos.
Homenagens dos colegas de “B99”
O ator Terry Crews, que interpretou Terry Jeffords, declarou que está honrado por conhecer, dar risada, trabalhar e compartilhar oito anos com Andre Braugher, observando “seu talento insubstituível”.
“Você nos deixou muito cedo. Você me ensinou muito. Serei eternamente grato pela experiência de conhecer você. Obrigado por sua sabedoria, seus conselhos, sua gentileza e sua amizade. As mais profundas condolências à sua esposa e família neste momento difícil. Você me mostrou como é uma vida bem vivida”, disse Terry Crews.
Joe Lo Truglio, que deu vida a Charles Boyle, escreveu que Braugher era um ator poderoso e também reforçou que é grata por compartilhar oito anos de série ao lado do artista.
“Ele era comprometido e apaixonado pelas coisas que amava. Já sinto muita falta dele. Que honra trabalhar com um homem que sabia do que se tratava realmente. Sinto-me abençoado e agradecido. Sinto sua falta, capitão Holt”, escreveu.
O perfil oficial de Brooklyn Nine-Nine no Instagram publicou uma foto do ator com a legenda: "Sempre nosso capitão. Te amamos, Andre".