O deputado estadual André do Prado (PL) foi eleito o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) com 89 votos a favor dos 94 parlamentares da casa. O político vai presidir a casa até 2024.
"Sei da grande responsabilidade e sou grato de coração pela honrosa oportunidade de conduzir, ao lado dos demais integrantes da Mesa Diretora, o Legislativo Paulista neste biênio", disse em discurso.
Segundo o deputado André do Prado, é com humildade que vai assumir o mandato e a presidência da Alesp. "E com o espírito renovado, pois recebi a missão de presidir este que é o maior parlamento estadual da América Latina. Sou grato pela vida, pela minha família que é o alicerce da minha formação, pelas pessoas que me apoiam, mas acima de tudo, grato a Deus por me conceder tudo isso! Minha retribuição será de trabalho, trabalho e mais trabalho", ressaltou.
O deputado André do Prado disse que sua gestão na presidência da Assembleia Legislativa terá como prioridade a harmonia entre os poderes. "Continuaremos a ter uma atuação intensa, autônoma, mas de respeito com os poderes Executivo e Judiciário, o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado, para que os desafios sejam superados e que o nosso povo seja atendido. Essa será a marca da nossa gestão: legislativo forte e trabalho em parceria", comentou.
Ele informou que vai trabalhar em parceria com o governador Tarcísio de Freitas e que os dias atuais exigem convergência de forças para que São Paulo continue sendo a locomotiva do País. "Agradeço ao governador Tarcísio de Freitas pelo auxílio e atenção às demandas que estão sendo apresentadas e vamos trabalhar juntos para fazer um Estado mais forte e desenvolvido".
PSDB
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é o primeiro político não filiado ao PSDB a comandar o estado de São Paulo em 28 anos. O resultado das eleições de 2022 também refletiram na presidência da Alesp.
Desde 1995, o PSDB só não obteve a presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo em duas oportunidades: em 2005, com Ricardo Nunes, que na época era filiado ao PFL, mas filiou-se ao partido tucano tempos depois. Na sequência, Chico Sardelli (PV), foi eleito presidente da casa em 1º de fevereiro de 2015, porém um mês depois renunciou para assumir cargo de Deputado Federal e entrou no lugar o deputado psdbista Fernando Capez.