Notícias

Anvisa autoriza uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos

Imunização ainda não tem data para começar, já que calendário depende do Ministério da Saúde

Nathália Pase, da BandNews FM, com BandNews TV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com o imunizante da Pfizer contra a Covid-19. O anúncio foi feito durante sessão virtual nesta quinta-feira (16).

Porém, o início da imunização para essa faixa etária ainda não tem data para começar, já que a inclusão no calendário depende de definição do Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com a Anvisa, o consórcio Pfizer-BioNTech enviou os dados e estudos de segurança que garantem o embasamento para a aprovação da campanha. Diversas sociedades médicas brasileiras também participaram das discussões para a liberação da vacina.

“Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2”, disse Gustavo Mendes, gerente-geral de medicamentos da Anvisa na sessão.

O imunizante sofreu adaptações para aplicação em menores de idade. A dose é cerca de um terço da liberada para aplicação em adultos. A formulação pediátrica também não pode ser feita a partir da dose destinada a adultos.

O armazenamento de vacina para crianças também será diferente da feita para os menores a partir de 12 anos. Os frascos terão cores diferentes para evitar erros na aplicação do imunizante.

A Pfizer já tinha autorização para o uso da vacina em crianças nos Estados Unidos e outros países, o que acelerou o processo de análise da agência brasileira. Antes da decisão, o imunizante já tinha a autorização para uso em maiores de 12 anos e segue sendo a única vacina contra a Covid-19 com liberação para ser aplicada em menores de idade no Brasil.

Tópicos relacionados

  • Vacina
  • Covid-19
  • Brasil
  • ômicron

Mais notícias

Carregar mais