Notícias

Cruzeiros suspensos: Anvisa confirmou 798 novos casos em navios em 9 dias

Aumento é 25 vezes maior do que os diagnósticos positivos nas embarcações no período entre novembro e o Natal

Da Redação

Cruzeiros tiveram muitos casos de covid-19 recentemente Reprodução
Cruzeiros tiveram muitos casos de covid-19 recentemente
Reprodução

A Anvisa reforçou que a recomendação para a suspensão da temporada de cruzeiros na costa brasileira foi baseada após “aumento exponencial” no número de casos de Covid-19 em navios depois do Natal. Nos últimos nove dias, entre 26 de dezembro e 3 de janeiro, foram confirmados 798 novos diagnósticos, contra apenas 31 entre 1º de novembro e 25 de dezembro.

Os dados disponibilizados pela Anvisa atentam que 60% dos casos (502, no total) foram infecções apenas em tripulantes dos navios, o que aumenta o risco à condição sanitária das embarcações por conta do longo tempo a bordo.

A mudança repentina, segundo a Anvisa, é “provavelmente decorrente do surgimento da variante Ômicron”. Todos os navios de cruzeiro na costa brasileira apresentaram casos de Covid-19. São eles: Costa Fascinosa, Seaside, Costa Diadema, MSC Splendida e MSC Preziosa. 

A agência já havia recomendado a suspensão temporária da temporada de cruzeiros no Brasil. O alerta havia sido feito depois do surto de covid que atingiu dois navios, em Santos (SP) e em Salvador (BA).

Suspensos no Brasil desde o início da pandemia, os cruzeiros retornaram em novembro após publicação de portaria interministerial. Para essa temporada, estavam previstas sete embarcações, com mais de 560 mil leitos, a maior oferta dos últimos quatro anos. 

Empresas confiam no retorno dos cruzeiros ainda em janeiro

As autoridades e as companhias de cruzeiros estão otimistas com relação à volta da operação dos navios no Brasil a partir de 21 de janeiro. Em reunião na última segunda (3), todas as partes reconheceram falhas na execução dos protocolos e decidiram pela suspensão temporária da temporada. O Ministério da Saúde ainda avalia a recomendação da Anvisa pela paralisação parcial das atividades.

Enquanto as operações estiverem suspensas, as companhias acertaram o compromisso de adaptar regulamentos e até criar novas regras para que as viagens sejam retomadas. 

A medida ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária abrir uma investigação para apurar possíveis violações no protocolo sanitário. Embora o navio Costa Diadema estivesse em quarentena, imagens divulgadas mas redes sociais revelaram que passageiros comemoraram o novo ano com aglomerações nas áreas comuns do navio.

Vídeo: companhias de cruzeiros suspendem operações no Brasil até 21 de janeiro

Em entrevista nesta terça-feira (4) ao programa Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, o ministro Gilson Machado deixou claro esperar que a suspensão de novas viagens com navios de cruzeiro no litoral brasileiro não afete a temporada integral de 2022, prevista para acontecer até abril.

Segundo Machado, os números de casos da doença em embarcações do tipo não preocupam. O ministro lembrou ainda que os protocolos sanitários criados para garantir a segurança da temporada foram lançados em outubro, antes do surgimento de uma cepa altamente transmissível.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais