Prefeituras de pelo menos três cidades do estado de São Paulo esperam a chegada de novos lotes para retomar a aplicação da segunda dose contra a Covid-19. Em Santos, até a primeira dose está suspensa.
A Rádio Bandeirantes identificou o problema em Santo André, São Bernardo e Santos. Ouvintes relataram dificuldade em encontrar doses da CoronaVac e AstraZeneca nos postos.
Em Santos, a prefeitura alega que precisou usar todas as doses para cumprir a agenda de segunda etapa de imunização de idosos.
O ouvinte Carlos não conseguiu se vacinar e presenciou um começo de tumulto quando as doses acabaram na tarde desta última segunda-feira (12). “Fui fazer a aplicação da segunda dose da AstraZeneca aqui no Complexo do Rebouças, na ponta da praia, em Santos, e já havia acabado a vacina e tinha muita aglomeração”, disse.
Já a Cláudia Neves, de 63 anos, afirma que a segunda dose da AstraZeneca está em falta em São Bernardo e, por isso, o agendamento está fechado no site da prefeitura. “Eu preciso tomar essa dose para estar dentro do prazo até a próxima sexta-feira. Precisam receber as doses”, explicou.
Em Santo André, o ouvinte Thiago reclama que a esposa não consegue tomar a segunda dose da CoronaVac. “Minha esposa teria que ter tomado a segunda dose da CoronaVac dia 1º e até agora não tem aqui”, disse.
Em entrevista ao Bora Brasil, na Rádio Bandeirantes, Paulo Serra, prefeito de Santo André e presidente do consórcio que responde pelas cidades do ABC admitiu o problema e afirmou que os municípios da região estão cobrando a entrega de doses desde a última quinta-feira (08)
“As vacinas estão em estoque já há alguns dias por isso temos cobrado que elas sejam entregues. Elas estão no Ministério da Saúde e deveriam estar aqui no Centro de Vigilância Epidemiológica do estado a AstraZeneca e a CoronaVac. Ainda não chegamos no limite mas preocupa porque temos o prazo de segunda dose que poderiam começar a vencer”, afirmou.
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou o problema nas cidades citadas e respondeu que há previsão de entregas de doses ainda nesta semana. As remessas devem chegar a partir de hoje e serão de 33 mil vacinas a São Bernardo do Campo, 37 mil para Santo André e quase 80 mil à região da Baixada Santista.
Veja entrevista na íntegra: