O governo de Israel informou que oito soldados morreram, nesta quarta-feira (2), em batalha no sul do Líbano, onde as tropas de Tel Aviv atuam contra as forças do Hezbollah. Com financiamento do Irã, o grupo armado domina a região libanesa invadida.
Israel alega que a invasão no sul do Líbano se justifica pelas ameaças feitas pelo Hezbollah contra a integridade do país. Por conta disso, Beirute chegou a ser bombardeada diversas vezes. Centenas de pessoas morreram, inclusive líderes do grupo armado.
Além dos mortos, Israel também informou que alguns militares ficaram gravemente feridos. Abaixo, veja as baixas israelenses durante a incursão terrestre no Líbano:
- major-general Nezer Itkin;
- capitão Harel Ettinger;
- major-general Noam Barzilai;
- capitão Itai Ariel Giat;
- sargento Ido Breuer;
- sargento Alamkan Terfa;
- major-general Or Mansour;
- capitão Eitan Yitzhak.
O conflito no Líbano motivou o Irã a lançar dezenas de mísseis contra Israel. O governo de Benjamin Netanyahu prometeu resposta, enquanto Teerã dobrou as ameaças.
No Oriente Médio, Israel vive três frentes de conflito contra grupos aliados entre si: Irã, Hamas e Hezbollah. Nesse contexto, os ataques de Teerã ocorreram um dia após o exército israelense iniciar uma incursão terrestre no sul do Líbano.