Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado Cristiano Zanin Martins tomará posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (3). O Senado aprovou o nome dele em junho para ocupar a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. A cerimônia terá início às 16h e poderá ser vista no vídeo acima.
Como será a posse de Zanin
Com a presença de autoridades e convidados, a cerimônia de posse de Cristiano Zanin será aberta pela presidente do Supremo, a ministra Rosa Weber, com a execução do Hino Nacional na sequência.
Zanin será conduzido ao Plenário pelos ministros Gilmar Mendes, o mais antigo do STF, e André Mendonça, o mais novo. Então, fará o juramento de cumprir a Constituição e o diretor-geral do Supremo, Estevão Waterloo, lerá o Termo de Posse, que será assinado por Rosa Weber e Zanin.
Com isso, Cristiano Zanin será declarado ministro do Supremo Tribunal Federal. Esta cerimônia é curta - levará em torno de 15 minutos – e não haverá discursos.
Quem é Cristiano Zanin
Cristiano Zanin nasceu em Piracicaba, no interior de São Paulo, tem 47 anos e é advogado. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é especialista em direito processual e empresarial.
Anos após se formar, associou-se ao escritório que mais tarde defenderia Lula nos processos da Lava Jato, encabeçados pelo então procurador Deltan Dallagnol (atual deputado federal cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral) e pelo então juiz Sergio Moro (atual senador pelo União Brasil).
Em sua trajetória profissional, atuou em mais de cem processos no Supremo Tribunal Federal. Atualmente, é sócio em um escritório de advocacia, o “Zanin Martins Advogados”, onde atua com a esposa, Valeska Zanin. Ambos trabalham com litígios de empresas e no enfrentamento de “lawfare”, prática do uso excessivo do direito para perseguir inimigos ao qual Lula disse que foi vítima.
Com informações da Rádio Senado