Notícias

Apagão de energia atinge cidades do Rio e Minas Gerais

Furnas confirmou “problema técnico”, e o ONS destacou que o apagão não tem relação com a crise hídrica que atinge o país

Da Redação, com BandNews TV 19/09/2021 • 12:29 - Atualizado em 19/09/2021 • 15:28
A falha no fornecimento de energia começou por volta das 21h30 do sábado
A falha no fornecimento de energia começou por volta das 21h30 do sábado
Johannes Plenio/Reuters

Moradores de cidades da Região dos Lagos e da Região Serrana do Rio de Janeiro sofreram com um apagão na noite deste sábado (18). A falta de luz também atingiu cidades de Minas Gerais. Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ressaltou que o problema não tem a ver com a crise hídrica no país.

A falha no fornecimento de energia começou por volta das 21h30 do sábado e atingiu pelo menos 13 municípios fluminenses. Cidades como Búzios, Cabo Frio, Teresópolis e Campos sofreram com o apagão, que durou aproximadamente uma hora. Vários moradores relataram o problema por meio das redes sociais

A Enel Distribuição Rio, uma das concessionárias que atendem o estado, informou que uma perturbação na rede de transmissão de Furnas causou interrupção no fornecimento de energia. 

Furnas confirmou que houve um “problema técnico” na subestação de Rocha Leão, em Rio das Ostras, na região dos Lagos. As causas do problema ainda estão sendo investigadas. Já o ONS reiterou que, assim que houve a notificação do apagão, agiu imediatamente para reestabelecer o abastecimento nas regiões afetadas. 

O problema também atingiu vários municípios de Minas Gerais. Segundo a concessionária Energisa, 60 cidades do estado, além de Nova Friburgo (RJ), foram afetadas pela interrupção após ocorrência em subestação de Furnas. Já a Cemig informou sobre a interrupção em outras duas cidades da Zona da Mata Mineira: Estrela D'Alva e Volta Grande.

Algumas cidades de São Paulo também teriam sofrido com o apagão.

Leia a íntegra da nota do ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informa que ontem, 18 de setembro, às 21h21, houve um desligamento total da SE Rocha Leão, de propriedade de Furnas, devido à atuação da proteção diferencial de barras do setor de 138 kV. A ocorrência afetou cidades do estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.    

De acordo com o sistema de supervisão do Operador, houve interrupção de 696 MW na carga. Às 22h32, o abastecimento estava 100% normalizado.    

O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos. Vale ressaltar que o episódio não tem relação com a crise hídrica do país. Reiteramos que, assim que identificado o problema, atuamos prontamente para iniciar a recomposição do sistema e para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível.