Aplicativo ajuda a identificar níveis de dor e mal-estar em pets

Batizado de VetPain, o aplicativo está disponível para download

Da redação

Aplicativo ajuda a identificar níveis de dor e mal-estar em pets
VetPain ajuda a identificar dor e mal-estar em pets
Tony Winston/Agência Brasília

Um grupo de pesquisadores da Unesp trabalhou durante cerca de 10 anos em uma ferramenta para auxiliar no tratamento e identificação de dor em animais. Parte desse conhecimento foi disponibilizado na forma de um aplicativo que permite avaliar a dor em diversos tipos de animais, desde os pets (cães, gatos, coelhos) até os animais de produção (bovinos, equinos, suínos e ovinos).

Batizado de VetPain, o aplicativo está disponível para download e pode ser utilizado tanto por um especialista quanto pelo público leigo. Segundo o anestesiologista e professor do Departamento de Cirurgia Veterinária e Reprodução Animal da Unesp, Stelio Pacca Loureiro Luna, o usuário pode avaliar a condição geral do animal e decidir qual o melhor encaminhamento a ser feito. 

“O tutor vai estar apto para avaliar seu animal, calcular a pontuação e decidir se existe a necessidade de tratamento com analgésico ou se o caso exige uma visita ao veterinário”, explica.

Os usuários poderão consultar uma série de vídeos disponíveis no aplicativo que classificam as reações e comportamentos dos animais. O material descreve, por exemplo, a reação de um cachorro com dor e seu comportamento quando está agitado ou com medo.

Embora o aplicativo possa atrair o interesse de tutores leigos, o pesquisador da Unesp afirma que a ferramenta também é capaz de melhorar a capacidade de avaliação de médicos veterinários e técnicos da área, ao apontar o que é essencial na avaliação.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais