O projeto Celular Seguro já recebeu mais de 155 mil cadastros de usuários em menos de 24 horas. Lançado na terça-feira (19), o aplicativo também recebeu 735 alertas de usuários referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos.
Em nota, o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli afirmou que os primeiros números mostram como a iniciativa faz a diferença. "Hoje, a vida de toda a sociedade está muito ligada ao telefone celular, que traz acesso a bancos e a outras facilidades. Combater esses crimes é a nossa prioridade, agindo nos problemas reais e concretos do cotidiano das pessoas", relata.
Aplicativo inutiliza telefones
A iniciativa ajuda vítimas de furto e roubo a bloquearem o aparelho celular com apenas um clique. Não há limite de cadastros de números, mas devem estar vinculados ao CPF para que o bloqueio seja efetivado.
Cada pessoa cadastrada poderá indicar pessoas de confiança, que poderão efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o aparelho roubado, furtado ou extraviado. Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site celularseguro.mj.gov.br por um computador.