O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou na manhã deste sábado (18) que determinou uma apuração das denúncias de fãs da Taylor Swift de falta de água potável no Estádio Nilton Santos. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que exigiu ajustes junto a produção do evento.
O anúncio do governo federal e municipal aconteceu após uma fã, identificada como Ana Benevides, de 23 anos, morrer antes do show da cantora nesta sexta-feira (17), no Engenhão.
A fã da cantora norte-americana era estudante de psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis, no Mato Grosso, e estava no Rio de Janeiro para ver a apresentação de Taylor Swift na “The Eras Tour”.
O que disse Dino
“Orientei o secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis — ainda hoje — quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de água para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de calor que o Brasil atravessa”, escreveu o ministro.
O ministro da Justiça ainda informou que “o Código de Defesa do Consumidor exige que os serviços sejam seguros e adequados à saúde”. “É inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água”, declarou Flávio Dino.
Flávio Dino também informou que o órgão “vai adotar as medidas relativas às responsabilidades pelos danos já causados, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor”.
Eduardo Paes
Em publicação nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes disse que é inaceitável a perda da vida da jovem e informou que ainda há apuração para maiores detalhes das circunstâncias do ocorrido.
Paes declarou que determinou ao Chefe Executivo de Operações do Rio que exija providências junto a empresa Time For Fun (t4f), que organiza o evento, e listou algumas medidas que devem ser anunciadas ainda neste sábado:
- antecipar a entrada em 1h e ocupar o anel de circulação para tirar o público do sol
- novos pontos de distribuição de água;
- aumento de número de brigadistas
- aumento de ambulâncias
Fã morreu antes do show
Ana Benevides, de 23 anos, morreu antes do show da cantora Taylor Swift nesta sexta-feira (17), no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro, a informação foi confirmada pela artista nas redes sociais.
“Não acredito que estou escrevendo essas palavras, mas é com o coração partido que digo que perdemos uma fã hoje à noite, antes do meu show. Eu nem posso te dizer o quão devastada eu estou com isso”, lamentou a artista em publicação nas redes sociais.
Taylor Swift informou que recebeu poucas informações sobre a morte da fã, “além de que ela era incrivelmente linda e muito jovem”.
A cantora informou que não conseguirá falar sobre o assunto no palco porque se sente “dominada pela tristeza” quando tenta falar sobre o caso. “Quero dizer que sinto essa perda e meu coração está com seus amigos e familiares”, declarou a artista.